top of page

Antivírus, Malware e Firewall... Você sabe a diferença de cada um?



A informação sempre foi algo vital e quem possui ela tem grande poder nas mãos. Júlio César (ex-ditador romano) já sabia disso e criou uma das primeiras criptografias do mundo para "embaralhar" suas mensagem enviadas para as tropas, deixando seus inimigos sem saber o significado da mensagem caso o capturassem. Conhecida como Cifra de Cesar. Hoje em dia não é diferente, com a informação automatizada não faltam meios para protege-las afim de evitar roubos e vandalismo digital.

Destes softwares de proteção, os que se destacam são os Antivirus, Anti Malware e Firewall


Antivírus



Antivírus é que um programa que trabalha para evitar e combater vírus de computador, que por sua vez, são programas maliciosos que imitam o biológico na procura de se reproduzir, infectar mais maquinas, se espalhar por vários meios a fim de prejudicar o usuário. No principio os vírus de computadores eram criado por jovens para vandalizar os Sistemas Operacionais dos computadores e se espalhar o máximo possível garantindo fama para o programador que o criou.

Hoje os vírus de computador tem objetivos mais específicos, como: Roubar senhas e dados bancários, Roubar informações pessoais para realizar chantagem, causar problemas e vender a única solução, etc. Na maioria das vezes para obter dinheiro ou favorecimento.

Para combater esta praga você precisa de um bom antivírus, que serve como uma vacina que deixa seu computador imune aos vírus. Por isso procure sempre deixar ele atualizado, pois se sair uma nova ameaça e seu antivírus não reconhecer como uma, seu computador estará infectado. No mercado temos varias opções gratuitas e a maioria na nossa língua, não há motivo para ficar sem. Se um dia você já trouxe seu computador na Microgate Informática, pode não saber, mas sempre verificamos a saúde do antivírus dos clientes (Se esta ativado, funcional ou mesmo instalado) e sua maquina nunca sai do laboratório sem nenhum instalado.


Malware



Um software que trabalha para combater Malware, uma mistura de malicioso com software ou seja: programa mau intencionado. Vírus de computador é que um tipo de malware, o mais comum e difundido. Mas temos outros gêneros destas pragas:

  • Adware: Adware é também conhecido como software de propaganda. É um software que torna anúncios com a finalidade de gerar receitas para o seu autor. Os anúncios são publicados na tela apresentada ao usuário no momento da instalação. Adware é programado para examinar quais sites Internet, o usuário visita frequentemente e para apresentar e anúncios recurso relacionado. Nem todos os adware tem intenção maliciosa, mas torna-se um problema de qualquer maneira


porque prejudica o desempenho do computador e pode ser irritante.

  • Spyware: Este tipo de software malicioso, espiona você, rastreia suas atividades de internet. Ele ajuda o hacker na coleta de informações sobre o sistema da vítima, sem o consentimento da vítima. Presença deste spyware é normalmente escondida do host e é muito difícil de detectar. Alguns spywares como keyloggers pode ser instalado intencionalmente em uma organização para monitorar as atividades dos empregados.

  • Worms: Este tipo de malware vai replicar-se e destrói informações e arquivos salvos no PC host. Ele trabalha para comer todos os arquivos do sistema operacional e arquivos de dados em uma unidade.

  • Trojan: Trojans são um tipo de vírus que são projetados para tornar um usuário acho que eles são um programa seguro e executá-los. Eles podem ser programados para roubar informações pessoais e financeiras, e mais tarde assumir os recursos dos arquivos de sistema do computador host. Em grandes sistemas ele pode tentar fazer um sistema host ou recurso de rede indisponível para aqueles que tentam alcançá-lo. Exemplo: você rede de negócios tornando-se indisponíveis.

  • Ransomware: ransomware é um tipo avançado de malware que restringe o acesso ao sistema de computador até que o usuário paga uma taxa. Sua tela pode mostrar um pop-up avisando que o tenham sido travados do seu computador e que você pode acessar somente depois de pagar o criminoso cibernético. O criminoso cibernético exige um resgate a ser pago para que a restrição a ser removido. O infame Cryptolocker é um tipo de ransomware.

A maioria dos antivírus estão preparados para todas estas "Infecções", mas são suas versões pagas que oferecem a maior proteção, fique de olho nos comparativos, existem varias opções e nem sempre a mais cara é a que você precisa.


Firewall



Um firewall é um sistema projetado para evitar o acesso não autorizado de uma rede. Firewalls pode ser implementado tanto em hardware e software, ou uma combinação de ambos.

Indispensável para empresas o Firewall trabalha filtrando toda a informação que vem através da internet para sua rede privada. Como uma "parede de fogo" (tradução literal) o Firewall segue um conjunto de regras e bloqueia qualquer trafico de dados ou liberação de acesso.

Com a propagação da internet, este software se tornou tão indispensável que a maiorias dos sistemas operacionais já vem com esta ferramenta instalada. Na Microsoft, presente deste o Windows XP.

Segurança da informação é um assunto tão amplo e mutável e nós da Microgate Informática sempre nos mantemos atualizados para corrigir os problemas e evitar que nossos clientes sejam vitimas dessas pragas virtuais. Nem sempre o melhor Antivirus do mundo vai evitar a contaminação se o usuário permitir (na maioria das vezes sem querer) a execução de um virus virtual. Por e-mail, pen drive, site contaminado, etc. As fontes de contaminação são tantas e todo cuidado é pouco.


Posts em Destaque
Posts Recente
Arquivos
Buscar por Tags
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
bottom of page